segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Sermão da montanha (versão para educadores)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:
Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espí­rito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro o interrompeu:
Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
Vai cair na prova?
João levantou a mão:
Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
Foi o outro Judas que perguntou!
Tomás questionou:
Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
Mas por que é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus:
Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas ereservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se de que você ainda não é professor titular.

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